SANDINISTA, AMIGOS!
Saudações, folks!
Hoje estou aqui para falar-vos (que isso? falar-vos é muito bonito...) de Revolução!
Eu tinha planejado colocar as fotos que iriam ilustrar esse humilde post, mas a janelinha de atualização para fazer os uploads das fotos já tá me tirando do sério. Então vai ser tudo na base do link mesmo.
"Nem só de golpes de direita viveu a América Latina nos anos da Guerra Fria. Em 1979, um pequeno país da América Central desafiou o poderio norte-americano e fez sua revolução nitidamente popular chegar à vitória: a Nicarágua. A revolução sandinista marcou mais um capítulo na longa história de luta da Nicarágua pela sua soberania. A ingerência* dos Estados Unidos sobre a vida política da Nicarágua vem desde o século XIX. No começo do século XX, o governo de Washington ampliou sua influência, interessado em proteger seu monopólio sobre o canal entre os oceanos Atlântico e Pacífico, inaugurado no vizinho Panamá em 1914.A ostensiva presença norte-americana na Nicarágua gerou a criação de movimentos nacionalistas de resistência.
O principal líder guerrilheiro, Augusto César Sandino, foi morto em 1934 por ordem do então comandante da Guarda Nacional nicaragüense, Anastasio Somoza Garcia. Em 1936, Somoza venceu as eleições presidenciais e inaugurou uma ditadura dinástica que atravessaria quatro décadas. Em 62, três anos depois da revolução cubana, o intelectual marxista Carlos Fonseca lançou o movimento guerrilheiro Frente Sandinista de Libertação Nacional, FSLN, com o objetivo de derrubar a ditadura da família Somoza e implantar um regime socialista no país. Em poucos anos a Frente Sandinista conquistou a simpatia da população, especialmente dos camponeses, que viviam em condições miseráveis e permanentemente aterrorizados pela Guarda Nacional somozista. Nos anos 70, com a exacerbação da tirania e da corrupção do governo, até mesmo os setores burgueses e da classe média começaram a manifestar simpatia pelos sandinistas. [...]"
*Ingerência = intervenção, intromissão.
texto completo: Link
Enfim, com a revolução, os sandinistas venceram a ditadura na nicarágua.
Vocês, saudosos net-expectadores assíduos da woolie boolie, devem estar se perguntando: Ih daí?
Embalados pela revolução, o Clash resolveu dar o nome da mesma para o álbum que viria a ser lançado no ano de 1981, e que faria a outra revolução sandinista: A revolução musical.
Após o clash vender o seu álbum duplo pelo preço de um simples (O álbum em questão é o melhor álbum de rock de todos os tempos: London Calling), eles ousaram novamente, desafiaram sua gravadora e colocaram nas prateleiras o Sandinista, álbum triplo com 36 músicas, pelo preço de um.
Sandinista é o álbum mais viajante do clash. Eles tocaram de tudo. A história do álbum é simples: Junte 80 pessoas em um estúdio, grave, viaje (literalmente), curta e faça o que você puder para produzir um grande álbum. Deu certo.
Por isso, a Woolie Boolie Entertainment aconselha: Clash é cultura. Ouçam clash e sejam mais cultos (e mais felizes).
Good to see you, folks...
6 Comments:
Eu tive uns probleminhas com cores nesse post... mas... quem liga...
hmmm... bom saber que eu sirvo de inspiração
mas a minha "história" foi meio q forçada
tipow, eu dei uma pesquisada pra fazer aquele post, só sabia mesmo do que estava escrito no último parágrafo (menos o nome do assassino)
a propósito (e isso é uma propaganda política):
50 - Heloisa Helena para Presidente!
Revolução, já!!!
Caramba... esse foi o post mais nas coxas que eu já fiz... as cores tão tudo torta, os links estão abrindo na mesma janela... Mas eu não arrumo! Não ARRUMO!!!
Como faz pra pedir o cancelamento da assinatura mesmo? jah tenti um monte de vez...será q vou ter q chamar o celso russomano mesmo?
hehe... celso russomano...
Postar um comentário
<< Home